Saturday, March 1, 2008

Chegar a mim


Estes dias têm sido uma viagem alucinante aquilo que sou. É incrivel como determinados acontecimentos na nossa vida podem fazer a diferença na forma como a conduzimos. hoje enquanto caminhava no guincho com o meu cão dei por mim sorrir; o primeiro sorriso desde a ultima lágrima; somos faliveis somos humanos e não há mal nenhum nisso; por vezes custa aceitar a vida que temos mas espreitando o passado esta não é mais do que aquilo que aspirámos como conceito de felicidade. a culpa do que somos hoje não é de mais ninguém senão nossa; Se não estamos felizes cabe a nós reequacionar reorganizar tudo outra vez; não é facil pelo menos para mim que cresci com um cenário de felicidade muito bem estruturado na minha cabeça; bem trabalhado bem estudado; venderam-me a ideia de que a felicidade plena se alcança com o que tenho efectivamente hoje! Não há formulas mágicas! Atenção, não aponto o dedo a ninguém senão a mim mesma; não soube combater as ideias impostas, não tive coragem de impor as minhas e de as tornar reais; hoje enquanto caminhava pensava nisto mesmo! não posso negligenciar o meu passado mas só apreender com ele aquilo que no futuro ( que começa hoje) quero para mim e que me pode fazer feliz; como dizia o meu amigo Miguel esta semana, faz todo o sentido pararmos de vez enquando para perceber isso mesmo; é sinal que estamos vivos e que buscamos incessantemente a felicidade! Logo.... não há uma meta para a felicidade como me venderam em pequena;
Tenho recebido muito carinho de todos os meus amigos durante esta semana mas todos eles tiveram sabedoria de me dizer "és uma força da natureza e não podes deixar de lutar" a verdade de toda a minha vida é essa mesma: lutar! lutar por mim e por tudo aquilo que eu achava fazer sentido na vida! quem me conhece só me conhece assim! a lutar! mas esta é uma realidade que me deixei há já algum tempo....por comodismos, por conformismos, por cansaços, por falta de sentido, porque me casei e a minha vida passou a ser a de outra pessoa ou melhor a de outra familia;
O que é certo é que quando penso em coisas que me foram realmente dificeis mas que nunca fui capaz de desistir por sentido de dever cumprido, por sentido de realização pessoal, sinto sempre vontade de repetir outra vez; acho que sou assim mesmo, inconstante, insatisfeita, incompleta ... uma força da natureza sempre à procura de componentes novas para a fórmula mágica da felicidade; Porque afinal isso é que me faz feliz;
Não me apercebi que tinha andado tanto só quando olhei para o meu cão (que já não andava, arrastava-se) é que dei conta da metragem andada e da quantidade de coisas que consegui reorganizar da minha cabeça; sentei-me respirei fundo e resumi: não estou mal mas quero estar melhor! e hoje é um bom dia para começar a caminhada de chegar a mim.

7 comments:

Lídia said...

... caminhada difícil que nos leva a querer ser melhores pessoas. Merecemos isso de nós próprios. Bj e sorriso.

Anonymous said...

Estamos cá todos para te acompanhar nessa caminhada!

Catarina Ferreira said...

Ainda bem que estás a pensar assim. Muitas vezes é as pessoas que nos rodeiam que nos ajudam a levantar e a ter força =)

Um beijihno grande
cat*

Francisco TD said...

Ah! Estava a ver que a Susana não iria querer continuar com essa força que tem!
A vida é mesmo assim. Cheia de altos e baixos. Temos de encarar os baixos como uma força para chegarmos aos altos!
Fique bem!
Francisco TD

RUTE said...

Amiga, quando puderes visita este tema no meu Blog:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2007/08/qie-quoficiente-de-inteligncia.html

é sobre inteligência emocional, muito mais necessária do que a inteligência por si só.

É aquela que todos nós deviamos usar para avançar na vida.

Anonymous said...

A convivência de muitos anos leva-nos a pensar que conhecemos uma pessoa. Até que um dia, perfeitamente por acaso, descobrimos que ela tem um blog e percebemos que: NÃO. Não a conhecemos de todo!
A passagem dos anos permitiu-me acompanhar muitas transformações, ver-te crescer, tornar-te mulher, profissional, esposa, dona de um cão lindo, mãe,...
Em todos estes degraus me surpreendeste, saltaste sempre mais acima do que qualquer um de nós à tua volta julgava ser possível. Esmagaste sempre os que te rodeiam com a tua capacidade de superar dificuldades com um sorriso. Os nossos desafios sempre foram grandes só até serem comparados com os teus.
Por tudo isto foste conquistando não só a minha amizade mas também, e principalmente, a minha admiração. Aprendi a esperar sempre mais de ti (é sempre assim, exigimos mais dos que dão mais por sabermos que são capazes!). Ao ponto de não aceitar que optes por caminhos que considero pouco ambiciosos... correndo o risco de ser injusta ao "exigir" que não pares de lutar mesmo quando já atingiste o que nos ensinaram ser "A Felicidade", por acreditar que essa meta já não é suficiente para nenhuma de nós.
Pois é.... habituei-me a esperar muito mas hoje voltaste a surpreender-me. Não tens só uma enorme força interior, tens também uma rara sensibilidade e uma maturidade de reflexão que eu desconhecia. Obrigada por seres ainda mais preciosa do que dás a conhecer.
Os blogs têm destas coisas... permitem-nos espreitar para dentro das pessoas... ;)))
S

Anonymous said...

Minha querida vizinha, como me identifico com o que escreves :)
Mesmo quem passa os minutos a lutar, tem os seus minutos de cansaço e desalento... Mas estou certa, que essa força que irradia em ti vai continuar a dar-te alento para continuares a buscar todos os desfios a que tens direito :) A Vida é isso mesmo: um constante desafio...
Beijinhos