Monday, November 24, 2008

Educação

Irrita-me quando vejo alguns olhares e até mesmo comentários menos felizes á forma como educo o meu filho e por me dar algum desconforto resolvi fazes este post!
Entendo que ter um filho não é ser dono dele e portanto para mim é importante ajudar no seu crescimento e não controlar a vida dele; A cima de tudo o importante é ajuda-lo a ser um bom individuo;
Entendo que o dialogo estimula os laços e a confiança por isso converso muito com ele apesar de ter apenas 2 anos e meio; e ai daquele que me vier dizer que ele é muito pequenito para se conversar; por incrivel que pareça aprendo sempre qualquer coisa com ele;
Entendo que a melhor educação não é ter um nome cheio de floreados nem se dar com os filhos da Elite até porque se já se viu que em portugal a Elite não interessa a ninguém; irrita-me que insistam nesse tema;
Entendo que o facto de não "encher" o meu filho com brinquedos é um bom principio para se valorizar quando se recebe; o importante não é ter mas apreciar o que se tem;
Nem sempre lhe faço as vontades apesar de ser bombardeada com o "coitadinho o menino" se soubessem como me irrita;
Entendo que o primado da educação deve passar pelo respeito ao próximo por isso não abro mão do : "obrigado", "se faz favor" e "com licença"; e acreditem diz mesmo sem lhe pedir!
Entendo que a melhor educação não é andar nas escolas topo de gama mas sim na escola que melhor preencher os requisitos de formação pessoal, civica e de apredizagem; por isso não me chateiam se eu não quiser por o meu filho no colégio que todos vocês entendem ser adequado para a posição dele;
Entendo que a familia é a estrutura fundamental para a formação dele como pessoa por isso cultivo a relação com todos os familiares para que com eles consiga dar ao meu filho amor; não há coisa que me dê mais prazer do que ver nos olhos do meu filho a segurança de ser amado por todos;
Agora antes de criticarem e acharem que são os melhores pais do mundo façam uma analise swot e vão ver que afinal a perfeição ainda está longe!

5 comments:

as velas ardem ate ao fim said...

Não tenho filhos!Mas concordo plenamente com o que escreveste.

um bjinho

Sadeek said...

Perfeição não existe Bairrista...e também a mim me irrita que me mandem bitaites sobre o que devo ou não fazer com a educação dos meus baixinhos! Uma coisa são conselhos outra é arrogância de quem acha que é o melhor... :S

Aos meus vou tentar passar acima de tudo os meus príncipios. E se eles os adquirirem com certeza hão-de ser boa gente...

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Pedro M Teixeira said...

Bom post sobre 'Educação'. O seu filho tem muita sorte em ter uma mãe que pensa assim.

Lídia said...

... educação... quem são os outros para mandar palpites sobre o que se passa na nossa casa? Gostam de opinar... mas pouco sabem, pouco vivem, pouco reflectem. Se fizessem tais coisas não abriam a boca. Sinal de que viveriam, reflectiriam e saberiam :) Bj

Anonymous said...

Os teus princípios como mãe, são excelentes! Os meus parabéns por não dares ouvidos a terceiros! O teu filho será uma pessoa e tanto :)