Wednesday, November 5, 2008

Consciência

Quando conheci o meu marido fiquei encantada pela sua forma de ser, gereroso, seguro, tranquilo, inteligente, confiante, humilde e com um sentido de humor apurado!
Divertiamo-nos verdadeiramente com tudo o que faziamos e eu sentia que não precisava de mais nada porque afinal tudo parecia perfeito.
Casei e aparentemente nada mudou mas gradualmente as coisas deixaram de ser o que eram! Por amor por falta de autoestima ou até mesmo por falta de coragem fui-me curvando aos seus desejos aos seus caprichos e fui minguando na minha existência! o seu feitio mudou a sua forma de estar também e as sua atitudes nem sempre me fazem feliz.
fui ensinada a dar incondicionalmente e por isso numa fase de contrariedade abro o meu coração e dou mas talvez essa não seja a melhor forma de lidar com aquilo que não gostamos. tenho a sensação que confundo muitas vezes amor e generosidade com subserviência e conformismo.
Para mim não é me estranho anular-me por amor porque se ele for verdadeira a individualidade de cada um subsiste;é isso que torna cada relacionamento unico e especial; para mim é estranho acordar e não saber quem sou e muito menos a pessoa que está deitada ao meu lado! não foi assim que eu imaginei a minha vida não foi assim que eu imaginei o meu conto de fadas.
Não o reconheço, não sei quem ele é e não gosto da sua forma de estar! deixei de sorrir deixei de ser curiosa e so de pensar no desgasta que tudo isto me dá tenho vontade de desistir.
Como é que aquilo que um dia nos atrai no outro nos repugna? o que nos leva a ver os outros doutra maneira? será por causa do sofrimento que nos fazem passar? será que as nossas aspirações mudam e o outro não acompanha? será apenas uma fase duradoura? o que nos preencheu ontem não deverá ser aquilo que nos preenche hoje? então porque casamos? então porque assumimos compromissos?
não sei... mas tomar consciência disto tudo é simplesmente assustador!

10 comments:

as velas ardem ate ao fim said...

Dsc dizer isto mas pensava que eras divorciada.Nos teus textos sinto solidao.Agora sinto a solidao acompanhada,

Acredita:Tu és uma mulher valiosa!Não te desperdices!

um bjo

(dsc se fui intrometida)

GZ said...

muito teria para dizer sobre o que acabei de ler... mas ah coisas que não dá mesmo para escrever...

a unica coisa que consigo dizer é... Força! ;)

beijos GZ

A pata brava said...

Os contos de fada não existem! Só mesmo nos llivros e nos filmes!

Muitas vezes confundimos amor com paixão. E já sabes o que acontece quando a paixão desaparece, não já?
Fica o amor. Se esse amor não foi alimentado ou construido enquanto a paixão dava conta de nós, está o "caldo entornado".

Acho que deves ter uma conversa franca com o teu marido. Quem sabe se ele não sente o mesmo?

Por vezes, com o evoluir do nosso interior, mudamos de atitudes, de maneira de estar na vida, de consciência. Podem ter mudado, ou pelo menos tu podes ter mudado o que faz com que não te sintas "encaixada" nesso vosso, antes amor e paixão e, agora amor.

Eu penso que as pessoas devem lutar pelo que acreditam. Se acreditas no vosso amor, entao luta por ele. Mas não sozinha. Essa é uma caminhada que terás de fazer com o teu marido.
Nunca tentes lutar sozinha por uma coisa que é de dois.

Se achas que esse clima de paixão não existe mais e que já não há hipoteses para o vosso futuro a dois, não se marterizem. Tomem uma decisão. Quanto mais tempo deixarem arrastar, pior. Mais se desgastam e mais se magoam. (Vocês e todas as outras pessoas que estão à vossa volta e sentem que as coisas já não são como dantes).

Não fiques ansiosa demais. Toma uma decisão e acredita nela.

Sugiro que faças um "trabalhinho".

Tenta colocar-te fora de ti. Pensa em atitudes que tiveram que te chatearam muito e em atitudes banais do dia a dia.
Tenta ser o mais imparcial possível. Faz de conta que as imagens que vês não são tuas mas sim de uma outra pessoa qualquer.
Analisa bem todas as situações e repara se sempre te "curvaste e anulaste" para tudo ou se acaba por ser um exagero devido a estares cansada e ansiosa.
Repara se, também ele, se curvou para algumas circunstâncias as quais não estás a valorizar.

Por vezes, quando estamos cansados, temos o "dom" de desvalorizar algumas coisas e a valorizar demais outras.

A mim também qme acontece. E tento fazer esse exercício. Acabo por perceber que nem sempre eu lhe fiz a vontade e nem sempre ele me fez a vontade. No entanto, na fúria, acabei por lhe dizer ou pensar que só eu é que fazia e ele... nada.

A vida a dois é mesmo assim.

Aceitas o desafio?
Analisa tudo imparcialmente.

Espero que a tua vida melhore em breve! Ninguém merece viver nessa condição.
O amor é tão lindo!

Beijinho
P.B.

Maariah said...

Estive aqui ontem e li o que escreveste mas não fui capaz de comentar. Existem assuntos tão pessoais que não sei se não serão até certo ponto um desabafo sem eco. Os meus desabafos de hoje, não têm o mesmo peso amanhã.

Devo dizer que, tal como a Velas, sentia alguma solidão (nalguns) dos teus post (com os quais me identificava ...)

Não concordo que nos devemos anular por amor. Anular, não. Não quem somos, não a nossa essência.

Sadeek said...

Bairrista pá...tudo na vida muda. Tudo mesmo. Por mais que custe assumir isso. Mas nunca por nunca te anules por quem quer que seja. Porque vales muito por ti mesma...

Beijo enorme e toda a força do mundo...

A menina do bairro said...

Obrigado pelas vossas palavras e o vosso carinho!

é realmente triste viver na solidão no meio da multidão!

beijos

Anonymous said...

Este assunto é delicado demais para nos expressarmos por palavras, porque, por vezes a interpretação não é a mais acertada... Na minha opinião, nenhuma das partes de deve anular, durante uma relação. Não é dessa forma que se consegue viver em equilíbrio, porque se uma das partes se anula, a balança estará desequilibrada. Talvez o problema seja mesmo esse... Nunca poderás saber quem és enquanto te anulares. Nunca conseguirás sorrir de uma forma verdadeira.
Pelas tuas palavras eu também pensava que eras divorciada. Sempre tive essa impressão, e essa forma como transmites a tua vida mostra realmente que estás só mas acompanhada...
Sei o que é isso... Por isso me divorciei, infelizmente! É uma agonia que nos corrói por dentro e vamos morrendo aos poucos!
Terás de ser verdadeira contigo própria, juntar todos os teus pedaços, e arranjar uma forma mais bonita de viveres.
É preciso muita coragem! É preciso muita força!
Mas o resultado final será a tua plenitude :)
Daqui envio-te ,uita força e energia :)
O Mundo espera-te!

J said...

"é realmente triste viver na solidão no meio da multidão!"

é mesmo! mas conseguir levantarmo.nos depois de uma queda também é... e sabe tão bem quando somos puxados por alguém para nos conseguirmos levantar... até lá, espera... vais conseguir! vais ganhar forças e voltar a dar a mão e a ter forças para te levantares!

força!!

um beijinho grande!

Cruztáceo said...

dá que pensar. E uma vontade incomensurável de ir para casa abraçar a minha amada e deseja-la loucamente como se não houvesse amanhã!

Um beijitu/abraço e um bem-haja à mistura com energia positiva...

Lídia said...

... sabes onde encontrar-me. Abraço.