Friday, January 16, 2009

Absolutamente amazing

O que aconteceu ontem no rio hudson foi uma combinação de factores que permitiram salvar a vida de 156 pessoas mas acreditem ou não o mérito todo vai para a tripulação que com uma destreza impressionante inteligência e profissionalismo conseguiu esta proeza.
Para quem não sabe uma amaragem é pior do que uma aterragem em terra e é muito dificil de conseguir em mar aberto por causa da ondulação e porque o embate na água e mais violento do que em terra firme. Ter a capacidade de suavemente fazer descer o avião num sitio que protegesse não só os passageiros como também os que estavam em terra; ter tempo de preparar os passageiros que estavam junto das saidas de emergência para o embate e abertura das portas; acalmar passageiros e fazê-los sair ordenadamente e em passo rápido pelas saidas disponiveis é de mestre. Para mim a tripulação foi do maior profissionalismo que alguma vês já vi! e digo-vos eu conheço o meio muito bem!
foi a aplicação do OJDA (olhar, julgar, decidir, actuar) mais rápido que eu alguma vês vi.
Já para não falar do Airbus que em minha opinião é muito superior ao boeing não só em tecnologia como também em situações como esta (de amaragem) que permite ao avião fique na horizontal e não em nose up como é o caso do boeing.
E para finalizar ter um comandante que antes de sair deu dua voltas ao avião para confirmar se não havia nenhum passageiro inside é de mestre; muitos não teriam a coragem para dar uma voltita quanto mais duas.
Não há palavras para o que aconteceu pelo menos para mim a não ser que me sinto muito feliz por saber que afinal há profissionais da aviação à altura de uma situação de aperto como esta.
Well Done!

No comments: