Monday, October 31, 2011

Gestos


Cada dia que passa amo mais e mais a minha mãe; foi como se o meu coração estivesse estado fechado e agora num passo de magica como se da primavera se tratasse floresceu e abriu-se para o mundo e para as pessoas que amo. Durante a minha vida culpei-me por ter nascido, por ter estragado a vida da minha mae por ter simplesmente à exaustão do trabalho para me sustentar; percebo hoje e porque a maternidade tem destas coisas que a minha mãe nada fez obrigada mas por amor. amar é isso mesmo é dar de uma forma incondicional e não esperar nada do outro que não seja a sua felicidade. A minha mãe não julga, não se mete, não faz juizos de valor nem condiciona. AMA -  simplesmente isso; ajudando-me à sua maneira e como pode a minha caminhada.  Sabe onde é o seu lugar e eu sei onde a procurar. Já me falhou algumas vezes mas quem não falha? gosto cada vez mais da minha mãe porque nunca me comprou, porque sempre me ensinou porque me ajudou, porque nunca me tomou como propriedade sua, porque me respeitou porque me indicou o melhor caminho (pelo menos para ela); mas acima de tudo amo a minha mãe porque é uma mulher com um passado dicifil mas ainda assim soube me dar generosamente aquilo que eu mais precisei  AMOR;  hoje que sou mãe acho que finalmente percebi a essência dessa entrega.

1 comment:

Anonymous said...

A essencia da Mãe é isso: dar-se simplesmente porque AMA! Quando isto for uma constante na vida de cada um de nós, então estamos a construir um MUNDO NOVO. Um dia será, eu creio, onde e como? Será!
Ainda bem que conseguis-te ultrapassar o problema, que no final esteva em ti. Julgaste demasiado os factos que te atrapalharam a vida e dificultaram a tua vivencia contigo própria (interior) e por conseguinte com os outros. Não julgues, ama, nas diversas formas de amar, os pais os filhos,o marido os amigos, os restantes familiares, em suma a VIDA como forma de dom que Deus nos concedeu. Amor como tu chegaste a conclusão é também sofrimento. O sofrimento no amor em Cristo (não sei sa és cristã, eu sou, ou antes faço os possiveis, mas às vezes lá escorrego e vejo os que se dizem não ser a darem-se aos outros sem nada em troca, o que eu ainda não fui capaz de me ulatrpassar), mas como dizia o sofrimento com os olhos em Deus faz-nos ver a vida de outra forma (há quem diga que é uma bengala, santa bengala! digo eu), ajuda-nos a começar cada dia com a força de uma eperança renovada de que eu posso fazer (ser) melhor e por consequencia colaborar para melhorar também o dia do outro, que não precisa ser distante, mas que tantas vezes vive a meu lado sem eu o ouvir sequer. A tua mãe ama-te como sempre te amou e amará independente das tuas frustações,
manias, indecisões, sorisos, boas disposições, ternuras, gestos. Ama-te simplesmente como Maria Amou (a) JC e a Humanidade. A tua mãe ama-te como todas as mães: á sua maneira, com toda a sua forma de vida com momentos mais dificeis e menos dificeis, fez tudo, como dizes, por ti. Lutou por ti, por uma famila, por te dar o conforto de um lar. Reparei que do teu pai
não falas. Provavelmente problemas, todos temos.
Isto tudo para te dizer que , sem te conhecer, fico contente por teres feito as pazes com o teu passado, é importante essa harmonia com a VIDA, no sentido mais amplo do que só a tua. A tua maternidade, o teu papel de mãe e provavelmente esposa ficará bem melhor, porque vais sarando feridas que ficaram da tua infancia e adolescia (e talvez também de já mais crescida), mas cuidado que as vezes as cicatrizes das feridas fazem-nos retroceder, como que algum que não quer a nossa progressão. ès capaz, serás capaz... recomeça sempre que possivel, nunca fiques triste porque recomeçaste é uma chance que dás a ti própria e aos outros sejam quem forem. Nem sempre resulta como nós queremos e às vezes nem resulta, mas tentastes!
Amaste, deste-te. já felei muito e não disse nada, como sempre acontece mas apeteceu-me divagar e tu foste apanhada, desculpa.
Para ti, que não sei quem és fica o meu desejo de reencontro contigo própria na PAZ d'Àquele que é a nossa esperança e que veio trazer a PAZ (a nossa às vezes é bem diferente da d'Ele). Gosta de ti com as tuas imperfeições que podem ser malhoradas, só assim gostarás dos ouros. Ama e deixa-te amar!