Friday, November 4, 2011

Armadilhas do meu ser

Pois quem não as têm? queremos uma coisa e dizemo-la de forma sóbria, coerente e muito adulta e damos por nós a fazer outra...a ter atitudes infantis pouco consistentes com o que profanizamos ou com a pessoa que queremos ser. é..acontece! a mim a si a qualquer um. dizemos que não somos ciumentos e damos por nós a ter uma crise de ciumes da melhor amiga, do namorado, do marido, da familia etc; dizemos que somos tolerantes e que pouca coisas nos tira do sério e damos por nós a chamar nomes ao tipo que não sai da fila da esquerda da autroestrada. dizemos que as cuscovelhices não nos incomodam "falem mal ou bem o que interessa é que falem" bem...não será bem assim pois ficamos enravecidos quando nos portámos tão bem e nem assim gostam de nós; dizemos que somos discretos mas adoramos as luzes da ribalta, etc etc etc.

Tanta coisa que dizemos sem nos ouvir a nós próprios; hoje dei por mim neste contraditório de palavra e atitude sendo que ainda assim continuo na casmurrice em achar que tenho razão. grrrrrr. coisas que pretendo mudar rapidamente....

Sim, hoje estou no contraditório do meu ser e caio muitas vezes na armadilha que os sentimentos mais intensos produzem no meu pensamento; Muitas vezes não são mais do que coisas do passado que teimo em não resolver e insisto que determinados assuntos sentimentos ou atitudes não me dizem nada.

Sou insegura e receio bem que muito daquilo que projecto num acto de protecção do meu ser não é aquilo que realmente estou a sentir e portanto caio na armadilha. ainda assim consigo fazer esta analise e rabuscar num papel aquilo que estou a sentir mas que não quero sentir e fazer um trabalho comigo própria de o que posso fazer para não voltar a sentir...chama-se a isso tomar consciência de mim!

Gosto disto ás vezes.... 

2 comments:

Anonymous said...

OLá!
ANTES DE MAIS DEXE-DE DIZER UMA COISA EM DIAS DE CHUVA (MUITA E LINDA) EU GOSTO DE UM GALÃOZINHO DE MAQUINA BEM QUENTINHO C/TORRADINHAS CROCANTES E CHEIAS DE MANTEIGA A DERRETER... É BOM!UMA BREVE REFLEXÃO apenas, POIS VEJO QUE ESTÁ EM RECOLHIMENTO, OU PELO MENOS TENTANDO IR AO SEU INTERIOR, QUE PENSO EU, SEM A CONHECER,MAS... TEM QUE SE RECONCILIAR COM O PASSADO, NÃO DE BOCA, MAS DO CORAÇÃO.A SUA "DIGRESSÃO" DO DIA 31/10, PARA MIM, COM ALGUM FUNDO CONCILIADOR- CONSIGO- É COMPLETAMENTE ANTAGONICA, E SEM SENTIDO, COM A DO DIA 3/11. (DESCULPE EU INTROMETER-ME, MAS NÃO PUDE DEIXAR DE PENSAR COMO? COMO ALGUEM QUE DIZ QUE AMA E QUER AMAR COM A IDEIA QUE A INDIVIDUALIDADE E O CULTO DA SUA PERSONAGEM (EGOISTA?-PERGUNTA, NÃO AFIRMAÇÃO)ALGUMA VEZ É COMPATIVEL COM AMOR. NÃO PODE SER... QUERO ACREDITAR (em sentido relativo) NA 1º "menina do bairro" que eu li pela 1ªvez do dia 31.
Já sei identifico-me mais com ela, é isso. Apenas um pedido ao Espirito Santo (acreditas?):- Ajuda-a Senhor, enche o seu coração do teu infinito Amor, se TU quizeres (e Tu queres) e ela deixar ela consegue ultrapassar esta fase de confronto entre o ontem e o hoje. Vai Esp. Santo enche-a com o teu Amor. Ela pode, sim eu creio! ESP.SAnto eu te peço entra no seu coração e deixa que ela desenferruge os seus verdadeiros sentimentos, a beleza da alma que o Pai (Deus)criou. Tu podes E.Santo! Ela quer, mas... será que admite? Ajuda-a, por ela.fim de oração
Tanta raiva" no dia 2NOV, tanto eu...eu... É verdade! Onde puzeste o teu amor?
Não estragues o bom que tens em ti. És mãe! Uma dadiva, um bem maior (quantos?). Deixa o teu coração viver, não o sofoques dentro de ti com ideias que te impingem de independencia, de seres tu e só tu, como se fosses única (...e és...!) . Amor é, como tu disseste e, eu quero creditar que assim opensas, - DÀDIVA. Aceitar cada um com as suas frustações, os seus medos, incertezas. Não tenhas medo de ser aquela menina (do bairro), com vontade prória, é certo,mas que acolhe (tenta)cada pessoa. Dar amor, dar perdão, não é só dizer,eu sou muito boa, gosto de todos, perdou a todos, quero ajudar todos.. è muito mais do que dize-lo da boca para fora porque parece bem, não! É senti-lo na VIDA e com a VIDA. Lembra-te nunca é tarde para amar, independentemente das coisas pateticas que já fizemos e dissemos... Deus ama-nos sempre, nós ...só às vezes! Deixa brilhar os teus olhos com a força do amor visivel nos nossos actos (Uf! dificil...) Mulher, já não és mais a menina ou a adolescente de outrora, cresceste,és simplesmente MULHER! Armadilhaste a tua vida com o medo de amar...Ama este e aquele (Florbela Espanca), não com o amor carnal da paixão que passa como o vento, mas com o amor consciente de que a cumplicidade e a amizade se vai construindo no dia a dia e é tão mais sereno que a paixão, Um caminho , às vezes lento, às vezes rápido, outras sereno e amoroso, outras com montanhas e pedras (É cada pedregulho!).
Deixo-te na PAZ de CRISTO, que Ele te acompanhe, para decidires sobre as tuas "armadinhas"
De uma peteta que gosta de letras.

Anonymous said...

OLá!
ANTES DE MAIS DEXE-DE DIZER UMA COISA EM DIAS DE CHUVA (MUITA E LINDA) EU GOSTO DE UM GALÃOZINHO DE MAQUINA BEM QUENTINHO C/TORRADINHAS CROCANTES E CHEIAS DE MANTEIGA A DERRETER... É BOM!UMA BREVE REFLEXÃO apenas, POIS VEJO QUE ESTÁ EM RECOLHIMENTO, OU PELO MENOS TENTANDO IR AO SEU INTERIOR, QUE PENSO EU, SEM A CONHECER,MAS... TEM QUE SE RECONCILIAR COM O PASSADO, NÃO DE BOCA, MAS DO CORAÇÃO.A SUA "DIGRESSÃO" DO DIA 31/10, PARA MIM, COM ALGUM FUNDO CONCILIADOR- CONSIGO- É COMPLETAMENTE ANTAGONICA, E SEM SENTIDO, COM A DO DIA 3/11. (DESCULPE EU INTROMETER-ME, MAS NÃO PUDE DEIXAR DE PENSAR COMO? COMO ALGUEM QUE DIZ QUE AMA, QUER AMAR E SER AMADA COM A IDEIA QUE A INDIVIDUALIDADE E O CULTO DA SUA PERSONAGEM (EGOISTA?-PERGUNTA, NÃO AFIRMAÇÃO)ALGUMA VEZ É COMPATIVEL COM AMOR. NÃO PODE SER... QUERO ACREDITAR ( NA 1ª"menina do bairro" que eu li pela 1ªvez do dia 31.
Já sei identifico-me mais com ela, é isso. já escrevi demais. Apenas um pedido ao Espirito Santo: Ajuda-a Senhor, enche o seu coração do teu infinito Amor, se TU quizeres (e Tu queres) e ela deixar ela consegue ultrapassar esta fase de confronto entre o ontem e o hoje. É por ela, que Te peço ouve a minha humilde voz ela precisa de TI. Eu sei que Tu, Senhor, naõ gostas de violentar o ñosso coração e ficas ai à espera que nós Te deixemos entrar, mas eu peço-Te entra! Vai Esp. Santo, vai por mim ao seu coração e enche-a com o teu Amor. Antevejo um coração ávido de amor, mas cheio de medo... medo da não aceitação dos outro, medo de demontrar a beleza do interior e o que é que vão pensar? Sim ESP.SAnto eu te peço entra no seu coração e deixa que ela desenferruge os seus verdadeiros sentimentos, a beleza da alma que o Pai (Deus)criou. Tu podes E.Santo! Ela quer, mas... será que admite? Ajuda-a por favor. fIM oração.
Tanta raiva" no dia 2NOV, tanto eu...eu... É verdade! Onde puzeste o teu amor?
O amor vive-se com ele o dia a dia, não é bla bla, é a VIDA.
Quando Sº Agostinho diz "ama e faz o que te apetecer", nem sempre nos lembramos que ele se refere ao Amor de Deus,ao Amor transmitido por JC, amor real,amor na pele, amor do coração... É esse sim, que tu tens lá dentro e teimas em não deixar sair. Lembra-te nunca é tarde para amar, independentemente das coisas pateticas que já fizemos e dissemos... Deus ama-nos sempre, nós ...só às vezes! Deixa brilhar os teus olhos com a força do amor visivel nos nossos actos (Uf! dificil...) Mulher, já não és mais a menina ou a adolescente de outrora, cresceste,és simplesmente MULHER! Mulher com responabilidades de uma familia, casada ou não. Resposabilidades de alguem (alguns?)que te bateu (ram) à porta para entrar, mas que tu antes chamaste, convidaste a entar (que penso com amor)e agora queres apenas ser tu?. onde estás menina crescida do bairro? Armadilhaste a tua vida com o medo de amar...Ama este e aquele (Florbela Espanca), não com o amor carnal da paixão que passa como o vento, mas com o amor consciente de que a cumplicidade e a amizade se vai construindo no dia a dia e é tão mais sereno que a paixão, Um caminho , às vezes lento, às vezes rápido, outras sereno e amoroso, outras com montanhas e pedras (É cada pedregulho!) Ama fraternalmente os teus amigos ou quem por ti passa, cada qual da sua forma, em patamares diferentes ama amorazamente o teu marido (companheiro, etc e tal o que quer que seja), os teus pais, os teus filhos. Ama-os com a força que tens em ti, não tenhas medo de ser patetica, dá-te, como a tua mãe se deu. Rasga o véu que tens dentro de ti e não deixes de ver a VIDA que te sorri e que em ti corre.
De uma peteta que gosta de letras.