Friday, September 25, 2009

TAP chulos ou cegos?

Na greve dos pilotos da TAP só não percebi se os pilotos são uns chulos ou cegos? Desculpem lá eu até percebia se estivessem a renvidicar horas de descanso, simuladores, treinos etc mas 600 euros? desculpem lá mas isso é gozar com o comum do cidadão que muitas vezes trabalha 12 horas para ter isso ao final do mês.
eu ja fui assistente de bordo e portanto posso dizer que tenho conhecimento de causa sobre as reevindicações em causa. para alem de a minha familia estar ligada à aviação.
Um piloto da TAP ganha entre €5.000-€8.000 por mês e têm regalias como nenhum piloto de outra companhia aerea portuguesa tem, designadamente viagens de graça e estadias para ele e para a familia. já para não falar das condições de trabalho: lugares de descanso na executiva, comida na executiva, dias de descanso que nunca mais acaba etc etc. E não quero falar no rombo que dão no catering ao levarem comida e bebida para casa para abastecerem as suas despensas.
Por isso meus senhores o que querem agora? já viram o pressrelease da vossa empresa com as contas de 2008 e 1º semestre de 2009? já viram o buraco que a empresa tem? já vos passou pela cabeça que não há dinheiro no Pais quanto mais na TAP? já vos passou pela cabeça que vocês estão a arruinar não só com o vosso emprego mas também o de muita gente que precisa disso para comer e que quer trabalhar ?
Ha deixa-me ver; não querem saber porque basicamente precisam de um aumento de 600 euros para manter um status que provavelmente tinham à uns anos mas que agora não conseguem ter porque o PAIS ESTÁ A FALIR???
dizia o tipo do sindicato ontem na televisão de que: só estamos a reevindicar o que nos pertence e garantir um nivel igual ao das empresas que operam no sector! DESCULPEM DE QUEM ESTÂO A FALAR? da SATA ? da PORTUGALIA ?da WHITE? da AIR LUXOR? só podem estar a gozar certo? ou então estão a falar das empresas de charter para empresários tipo NET JETS. Isto porque eu desconheço qualquer empresa que opere no sector que têm uma situação financeira tão confortavel como os pilotos da TAP. na Sata ganham um miseria, na portugalia não têm tempo para dormir porque ganham á perna e a air luxor está na falencia.
Façam um favor ao pais, se não estão satisfeitos vão trabalhar para o quatar, arabia saudita, angola ou diabo a quatro porque o pais não precisa de chulos precisa de pessoas serias, integras e trabalhadores cuja a principal preocupação seja fazer crescer o pais e as suas pessoas.
Mas por favor antes disso façam um favor ao Pais e a vocês mesmo; vão votar no domigo dia 27 de Setembro num partido em condições.

4 comments:

Anonymous said...

Todas as classes devem lutar por melhores condições, justas e adequadas à realidade da função. Entendo que se torna difícil para outras classes conseguir uma taxa de sucesso de quase 100% na adesão a uma greve vendo assim limitado a possibilidade de serem bem sucedidos no que toca às suas exigências laborais. Os Pilotos possuem os meios para analisar a situação económico financeira da empresa e conhecem a fundo a sua realidade. Quem desconhece esses dados não pode opinar pois estará a perder o seu tempo com argumentos sem fundamento. Se todas as classes exigissem o que é justo talvez os gestores mais "ciganos" perdessem a possibilidade de gerir uma empresa por não evitarem o facto de que os trabalhadores devem possuir condições mais justas para desempenharem o seu trabalho. As empresas nacionais privadas devem existir adaptadas à realidade de que o português não é para ser explorado e talvez aí se tornem mais eficazes na sua gestão pela força das circunstâncias . Tomara outras classes fazer o mesmo, devem é possuir o conhecimento financeiro necessário de forma a não levar uma empresa à falência por ignorância dos números. Nenhuma empresa deve existir se não puder dar as condições mínimas e cobrir uma viabilidade falsa á custa do profissional, o que por acaso não é o caso da TAP. Os pilotos querem o melhor para a companhia daí terem acordado desde a década passada perda de regalias de forma a contribuir para o crescimento da empresa. Ganhamos quase 50% menos do que era suposto. Quando um CEO arrecada para si quase 1 milhão de euros(injustificados) é altura de perguntarmos onde está o agradecimento pelo nosso esforço e exigir, justamente, que nos paguem o que devem(aos poucos porque só estamos a pedir 9% não de aumento mas de devolução). A TAP diz que vai perder 10M com esta greve de dois dias, os valores a negociar com os pilotos são perto de 11M(segundo a TAP) para 365 dias, que gestão é essa? Seria extenso escrever aqui também outros erros grosseiros desta administração que já deu o seu contributo positivo mas que se encontra cansada já há muito e tem vindo a minar uma empresa fundada por Pilotos que a conhecem desde o inicio.

Os Portugueses deveriam estar melhor informados, não o estão porque não é fácil expor toda esta situação nos media. Os Portugueses deviam também ter orgulho numa classe muito bem vista pelos seus colegas europeus onde deixamos a imagem de Portugal elevada, basta visitar a Airbus e falar com os instrutores franceses e logo vos dirão que os Portugueses brilham com o seu profissionalismo e dedicação.

Os meus melhores cumprimentos

A menina do bairro said...

Antes de mais agradeço o seu comentário mas há outras formas de fazer valer os vossos direitos; penso que o que foi feito nestes dois dias prejudicou todas gente menos quem devia - os orgãos de gestão da TAP. Um CEO de uma empresa tem que efectivamente receber consideravelmente bem, isto porque ele é solidariamente responsavel e subsidiariamente responsavel por dividas da empresa geradas no tempo da sua gestao quer isto dizer que caso existam problemas de ordem fiscal, financeiros ou de tesouraria o CEO é o primeiro a ser responsabilizado com o seu patrimonio e acredite na TAP faz-se uma ginastica financeira e fiscal para se conseguir manter ; parece-me a mim que faz algum sentido a compensação.

Quanto à performance dos pilotos da Tap e o profissionalismo demostrado internacionalmente parece-me a mim que não é mais que a vossa função;

por fim talvez fosse bom lembrar que o salario minimo em portugal é de 450 euros ou seja 10% daquilo que vocês ganham e talvez fosse bom lembrar que muita gente é paga por isso.

continuem a lutar mas façam-no de uma forma inteligente; Estamos a correr o risco de começar a ir apanhar o avião a madrid.

Anonymous said...

Boa Noite
O seu comentario e bastante oportuno e eu subscrevo
Acrescento porem mais uma questao
Nao vejo ninguem preocupado em questionar a administracao da TAP sobre o negocio ruinoso da compra da Portugalia
Em toda a sua existencia nunca deu lucro.
Porque comprar uma companhia -PORTUGALIA-desproporcionada na sua dimensao e estrutura , com avioes ultrapassados
Quem esta a fazer o favor a quem??
E preciso esclarecer pois provavelmente haveria dinheiro para novos projetos na TAP
Bom fim de semana
AmpV

A menina do bairro said...

Boa tarde,

Agradeço desde já o seu comentario e permita-me então que lhe responda à sua questão.

Na minha opinião não vejo nenhum fundamento financeiro para a compra da portugalia senão o sentido de nação, ou seja, não deixar falir uma empresa portuguesa e por não rua muitas pessoas.

Concordo que a compra não foi o melhor investimento ou pelo menos se o queriam fazer como fizeram deveriam ter explicado muito bem à nação que projecto tinham para essa companhia.

Concordo que devemos ser exigentes com os nosso gestores...mas isso depende da mentalidade de cada portugues em exigir isso!
obg